Neste artigo relato como experiências de vida vem me conduzindo ao desenvolvimento pessoal, bem como faço algumas indicações de livros sobre o tema!
Imagem de Mona El Falaky por Pixabay |
De uns anos pra cá venho me dedicando mais fortemente ao meu desenvolvimento pessoal. Sempre gostei do assunto, mas tive um maior entusiasmo pelo tema depois de muitos acontecimentos em minha vida que me direcionaram para isso. Nesse período me deparei com obras, livros, vídeos, eventos e diversos materiais que me trouxeram uma expansão da consciência de forma fantástica!
Seja por problemas pessoais ou por situações cotidianas, acabei me envolvendo mais com esse tema e hoje eu tenho muita gratidão por estar imerso nesse conhecimento, que aliás, recomendo a todas as pessoas. Creio que todas as experiências que passamos sempre trazem boas lições e se complementam. Percebi que muitas coisas são escritas por vários autores, de diversas áreas, mas que no fim das contas dizem a mesma coisa e fazem muito sentido, mesmo que sob palavras diferent es. Assim, acredito serem verdades que trazem muito conhecimento e significado pra minha vida.
E mais do que aprender, tive a oportunidade de abrir a cabeça para pensar “fora do quadrado” como dizem, e assim poder absorver, à minha maneira, tudo aquilo que achei e ainda acho importante para meu próprio desenvolvimento e (por que não?) para o desenvolvimento do mundo em que vivo. E esse meu abrir a cabeça envolveu quebrar padrões e paradigmas, superar preconceitos e aceitar que tudo é válido, de uma forma ou de outra.
Assim, não tenho reservas para dizer que, para mim, TODO o conhecimento agrega, seja ele científico, metafísico, espiritual, filosófico, artístico ou de pura experiência pessoal. Hoje não me incomoda mais beber de diversas fontes. Todo o conhecimento que cada ser humano tem, carrega um acúmulo de observação e experiências, que são processadas e tornadas únicas na mente de cada um. Importante dizer que a interpretação das experiências é algo muito pessoal, por isso, um grande aprendizado que tive nesse tempo é de absorver aquilo que pra mim serve naquele momento. O que não me serve fica “de molho” para uma próxima oportunidade, afinal, não dá pra saber tudo ao mesmo tempo, e por isso acredito, que cada coisa tem seu tempo de ocorrência e entendimento. Nesse mundo há tantas diferenças e as pessoas não são iguais. Talvez, exatamente aí esteja a graça de se viver: o inesperado, as surpresas, que no fim das contas valem muito a pena.
Estamos nesse mundo e não é por acaso. Acredito firmemente que devemos buscar nossa evolução, seja em que área estivermos, como profissionais ou simplesmente como seres humanos. E assim é possível caminhar para uma maior compreensão do mundo e de si mesmo. Como já disse, aprendi muito com experiências, observação, leituras e outras situações.
Em outro momento compartilharei mais detalhes desse meu caminho. Aos poucos também postarei aqui resumos de obras que li e que acredito serem boas leituras recomendadas, bem como autores, canais de Youtube, sites e outras ferramentas muito boas para o desenvolvimento pessoal.
Por agora deixo aqui algumas indicações de livros muito bons que li recentemente ao longo desse meu aprendizado: