Estamos no pico de uma pandemia que não sabemos quanto vai terminar. No meio de todas as dificuldades que surgem com essa situação, muitas pessoas enxergam oportunidades de negócio. E estão surgindo todos os dias novas aplicações e novas ideias que ajudam não só durante a quarentena mas também em diversas outras necessidades do dia a dia, desde aplicativos de entregas, passando por novas formas de se fazer arte e assistir aulas.
Nichos específicos tendem a ter um maior sucesso diante da crise. Antes da pandemia ninguém vendia máscaras na rua. Houve um "boom" durante os primeiros meses, e muitas pessoas compartilharam nas redes sociais muitas formas e novidades de máscaras. Até já se percebe uma queda nas vendas desse item essencial para preservar a saúde, devido ao excesso de oferta.
O que ainda pouco se comenta entre os novos negócios é que dentro do universo feminino há uma série de itens essenciais para as mulheres e que podem ser objeto de melhoria diante dessa situação. Muitas mulheres donas do próprio negócio sentiram os efeitos da redução do consumo, principalmente às ligadas a estética e beleza. Com a proibição de festas e eventos sociais, a frequência em salões de beleza caiu drasticamente. Aí o jeito é improvisar e tentar fazer da tecnologia uma aliada.
Mesmo antes da pandemia, constatou-se um maior crescimento de negócios voltados para o público feminino no Brasil. É sabido que o Brasil é um dos países em que as mulheres mais se cuidam em relação à beleza e estética. E quem enxerga uma oportunidade nisso pode mudar drasticamente sua forma de trabalho, até buscar abrir um novo negócio. Inclusive há programas de incentivo específico para isso. Um deles é o Potência Feminina, do Instituto RME com apoio do Google, onde mulheres de todo o país podem obter orientação e apoio para empreender novos negócios em meio a crise.
Embora ainda há muito preconceito em relação ao empreendedorismo e empoderamento feminino, é crescente a mudança de visão da sociedade frente ao potencial feminino: mulheres costumam se cuidar bem mais que os homens quando o assunto é beleza e saúde. Além disso, são minoria em acidentes e tem mais crédito em relação a seguros. Ou seja, a mulher tem um comportamento de maior segurança e isso favorece, ou pelo menos deveria favorecer o acesso a crédito, essencial para o início de uma atividade empreendedora.
Com uma abordagem mais intuitiva e menos agressiva que o mundo masculino, as mulheres tem maiores chances de obterem sucesso em negócios que atendem as necessidades de suas clientes. Por tudo isso, em tempos em que ficar em casa para muitos é sinônimo de preguiça e desmotivação, e para outros é oportunidade, e o momento perfeito para rever as nossas relações e formas de trabalho.
Créditos da imagem:
https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/negocio
Nenhum comentário:
Postar um comentário